quinta-feira, 7 de março de 2013

Carro controlado por um iPad é apresentado pela Universidade de Oxford

Sistema RobotCar UK promete controlar um carro sozinho através de um iPad, e por um baixo custo

Em pouco tempo a tecnologia provavelmente irá mudar drasticamente a maneira com que o trânsito funciona, já vimos diversos estudos e protótipos de veículos sem motoristas e muitos outros exemplos. Agora, um grupo de cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, demonstrou a sua versão de carro de auto-condução, que promete ser muito mais barato do que os carros similares que estão sendo desenvolvidos em outros países.
E o melhor: ele é controlado por um iPad. Nomeado de RobotCar UK, ele é comandado apenas por comandos de voz, assim como com a Siri e com um simples toque na tela e o motorista pode voltar ao controle "manual" do automóvel. Ao contrário de outros veículos autônomos que estão sendo desenvolvidos por grupos como Google, a equipe do Reino Unido têm-se concentrado no desenvolvimento de sua própria tecnologia, com componentes baratos, como os sensores, reduzindo assim o custo. Atualmente, o sistema custa 5000 euros (12800 reais, aproximadamente), mas os cientistas pretender reduzir o custo para 100 euros (cerca de 250 reais).
Atualmente todo o sistema funciona em um Nissan LEAF elétrico, com um iPad no painel com fácil alcance para o condutor, há lasers ligados na parte da frente do carro e câmeras que trabalham juntamente com os lasers para produzir imagens tridimensionais capazes de definir a rota a ser tomada. O objetivo do projeto é que o RobotCar consiga dirigir viagens curtas em rotas que lhe são familiares.
Até agora foram feitos testes apenas em circuitos fechados, porém os desenvolvedores asseguram que ele é bem estável em velocidades normais. O próximo objetivo é fazer os testes em vias públicas. Ainda não sabemos quando veremos a tecnologia funcionando nas ruas.
Carros autônomos podem reduzir drasticamente acidentes e congestionamentos, e serão muito úteis para os motoristas que seguem rotas regulares, certamente é algo que irá revolucionar o nosso mundo e não está tão distante de acontecer.
     

[ Leia Mais ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário