quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Governo deve acelerar leilão da rede 4G 700MHz no Brasil

Banda seria a melhor fatia do espectro para operadoras de telefonia e fabricantes





O Governo parece estar ciente da importância do espectro de 700MHz para a telefonia 4G e parece que vai acelerar o leilão para o padrão LTE. A frequência é conhecida por ser utilizada por canais de TV UHF, mas é o filé, podemos assim dizer, da frequência LTE.

Atualmente, apenas a frequência de 2.500MHz está disponível para as empresas de telefonias móveis operarem o 4G, no entanto, o espectro requer a instalação de mais antenas que a de 700MHz, que possui um maior alcance.

A ANATEL já está com a portaria pronta para publicação, que será publicada ainda este mês e deverá dar início ao período de discussões e só depois estabelecerá qual será o tipo de licitação da frequência 4G LTE de 700MHz, conforme apurou o jornal Folha de São Paulo.

Diferentemente do leilão da banda de 2.500MHz, que só rendeu 2,9 bilhões no ano passado, o Governo espera arrecadar até 40 bilhões com o leilão do lote de 700MHz. A frequência não é melhor apenas para as empresas de telefonia, como também para fabricantes e consumidores, havendo uma maior oferta de smartphones, modens e tablets, entre outros dispositivos disponíveis com essa tecnologia, ao contrário da de 2.500MHz, que praticamente teve os aparelhos adaptados para operarem no padrão brasileiro, encarecendo assim o produto final para os brasileiros.

O investimento em tecnologia 4G LTE está focado principalmente nas cidades sedes da Copa do Mundo de 2014, mas já é possível testar a conexão em algumas cidades brasileiras, sentindo o prazer de navegar pela web com velocidades que podem chegar a 30 vezes o que é oferecido pela atual tecnologia 3G.

Fonte: http://mobilexpert.com.br/mercado-telecom/materias/2292/governo-deve-acelerar-leilao-da-rede-4g-700mhz-no-brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário