quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Após 3 anos de espera, acaba o DDD entre cidades do Vale

Após 3 anos de espera, acaba o DDD entre cidades do Vale

A partir de abril de 2016, ligações para telefones de 38 cidades da região deixam de ser interurbanas e passam a ter custo de ligação local; Igaratá, que pertence ao Vale, não será incluída por ter código 11


Ligações para telefones de 38 cidades da região passam a ter custos de chamada local a partir de abril de 2016. O início do DDD unificado foi confirmado ontem pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Igaratá é a única cidade que fica fora da mudança, já que possui o código 11.
O intervalo de cinco meses, entre o anúncio da medida e o início da operação, deve-se a alterações contratuais entre a Anatel e as operadoras de telefonia.
Em abril de 2016, vence o último contrato de concessão. Na renovação, que acontece a cada cinco anos, a agência vai determinar a inclusão do DDD unificado nos municípios da RMVale.
As operadoras irão, nos próximos meses, adaptar seus sistemas de informática para que a cobrança seja local nas ligações entre 38 cidades da região.

Lei. O vice-presidente da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), Luiz José Pedretti, afirmou ontem que a medida só foi possível após o Vale do Paraíba virar uma região metropolitana.
“Problemas regionais não podem ser resolvidos por uma cidade. A questão do DDD era regional”, disse. “A legislação da Anatel só contempla municípios de regiões metropolitanas”, completou Pedretti.
Algumas cidades da região já possuem o benefício atualmente, como as ligações Taubaté-Tremembé e Jacareí-São José dos Campos-Caçapava.
O prefeito de Ilhabela e presidente da RMVale, Toninho Colucci (PPS), comemorou o anúncio do governo federal.
“É uma luta de três anos, uma das primeira bandeiras da RM. Eu me sinto aliviado. A mudança vai aquecer as relações entre as cidades da região”, afirmou.
“Estive em Brasília várias vezes para tratar dessa questão. Ameaçamos, inclusive, entrar com processo na Justiça. Foi um esforço enorme.”

Consulta. Até 9 de dezembro, todos os cidadãos podem dar sugestões à Anatel sobre o modelo a ser adotado.
A agência abriu consulta pública em seu site na internet (www.anatel.gov.br).
As contribuições da sociedade civil à proposta de alteração do regulamento de áreas locais também podem ser enviadas por carta ou fax, para o endereço que consta no portal eletrônico da Anatel.

arte_DDD
 
Medida beneficia duas regiões
São José dos Campos
O anúncio do DDD unificado foi feito ontem pelo presidente da Anatel, João Rezende, em comunicado oficial enviado ao governador Geraldo Alckmin (PSDB).
“É uma conquista importante para mais de quatro milhões de pessoas das duas Regiões Metropolitanas (Vale e Sorocaba), beneficiadas por um projeto de integração regional”, disse ontem o governador por meio da assessoria de imprensa.

Secretaria. De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil e ex-secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, a unificação é fruto de um trabalho que começou em 2011.
“A articulação para que chegasse esse momento começou em 2011 e é o desdobramento do processo de regionalização retomado pelo governador, quando criou a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, com a missão de articular politicas públicas de interesse metropolitano”, afirmou o secretário.

Fonte: http://www.ovale.com.br/nossa-regi-o/apos-3-anos-de-espera-acaba-o-ddd-entre-cidades-do-vale-1.639259

Nenhum comentário:

Postar um comentário