sexta-feira, 1 de março de 2013

Telefónica demonstra o futuro das redes móveis ao integrar Wi-Fi com 4G

·         No Mobile World Congress, realizado nesta semana em Barcelona, a Telefónica apresentou as primeiras experiências de voz sobre LTE e o futuro das novas redes móveis de banda larga ao integrar Wi-Fi como um complemento a mais da rede móvel. Desta maneira, a Telefónica mostra a integração completa da tecnologia de acesso Wi-Fi em uma rede 4G.
Com a integração Wi-Fi na rede celular, a Telefónica exibe uma tecnologia que poderá estar disponível no ano que vem e que permitirá aos usuários de smartphones e tablets mudar de uma tecnologia móvel 3G, por exemplo, para outra de Wi-Fi, de maneira transparente e imperceptível para o usuário e sem perder cobertura. Esta tecnologia abre a possibilidade de acesso a um leque de serviços multimídia de última geração. 
Ainda que o Wi-Fi seja um complemento extraordinário para aumentar de forma eficaz a capacidade de dados das redes móveis, a cobertura em ambientes internos, assim como a cobertura em zonas de alta densidade de tráfego, a Telefónica acredita que o valor real desta rede será demonstrado quando ela estiver completamente integrada às tecnologias móveis baseadas em 3GPP (3rd GenerationPartnership Project). 
A evolução da tecnologia Wi-Fi a ser utilizada em redes móveis atingiu o altíssimo nível de qualidade "carrier grade", o que significa que ela emprega os mais recentes avanços e funcionalidades e oferece desempenho similar ao LTE, além de permitir roaming entre operadoras e países. 
A demonstração realizada pela Telefónica este ano no WMC comprova a capacidades de rede muito avançadas, que permitem a alternância sem interrupção entre a rede Wi-Fi e a de LTE, além de introduzir uma série de políticas de rede para facilitar a tecnologia de acesso mais adequada em cada momento, seja ela fixa ou móvel. As redes Wi-Fi e LTE integram-se sem interrupções e de forma transparente para o usuário, fazendo com que a comunicação não sofra cortes durante a transferência de uma tecnologia de acesso a outra. 

Ministro das Comunicações participa do evento
Ontem (26/02), em visita ao Mobile World Congress 2013, Paulo Bernardo, ministro das Comunicações, reuniu-se com Antonio Carlos Valente, presidente do Grupo Telefônica no Brasil, e Eduardo Navarro, responsável pela estratégia da Telefónica (foto).
No evento, Paulo Bernardo falou sobre e a chegada das redes 4G ao Brasil e também ressaltou que o acesso à telefonia, fixa ou móvel, está praticamente universalizado no Brasil. "Cerca de 90% de nossos 60 milhões de lares contam com pelo menos um terminal em serviço de alguma dessas duas tecnologias. E, pela primeira vez, o número de domicílios com telefone supera o número de domicílios com rádio", disse. Ele prevê que até o fim do ano que vem o acesso à banda larga estará em 40 milhões de domicílios.
Veja como foi o primeiro dia do Mobile World Congress, com a participação de César Alierta, presidente da Telefónica S. A.
Acompanhe todas as novidades do evento, como galeria de fotos e vídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário