segunda-feira, 11 de março de 2013

Apple prestes a recuperar nome iPhone no Brasil

Empresa estaria procurando acordo com a Gradiente

No início desse ano veio a público uma polêmica envolvendo uma das maiores empresas do mundo contra uma empresa nacional. A Gradiente lançou no Brasil o Gradiente Iphone, e o mais incrível é que a Gradiente era mesmo a dona da marca “iphone” no Brasil.
 
Tudo começou no ano 2000 quando a Gradiente pediu a marca “gradiente iphone” ao INPI, e em 2007 o nome foi garantido à empresa. No mesmo ano a Apple tentou registrar o nome no Brasil, mas sem sucesso, já que a marca já tinha um dono. Mas isso não impediu que o iPhone “original” fosse lançado por aqui.
 
Foi somente em 2012 que a história veio a tona quando a Gradiente lançou seu Iphone e a justiça brasileira proibiu a Apple de usar o nome no Brasil. Porém o imbróglio pode estar perto do fim. As companhias deram entrada em um documento na Justiça do estado do Rio de Janeiro a fim de suspender por 30 dias a ação, visando assim entrarem em um acordo pacífico e uma “solução amigável”.
 
No fundo todos nós sabíamos que isso aconteceria cedo ou tarde. Não é a primeira vez que a Apple tem problemas com o nome de seus produtos e também não é a primeira vez em que a empresa procura uma “solução amigável”. Vamos esperar os próximos dias para ver o resultado do acordo que será feito entre as empresas.

Um comentário: