segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Apple perde o direito de usar o nome Iphone no Brasil



O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual deu à Gradiente o direito de uso da marca “IPHONE”, o que, praticamente, solidifica o poder da fabricante brasileira de utilizar o nome nos seus produtos, como também inviabilizar a comercialização do iPhone da Apple.
A marca “g gradiente iphone” foi pedida em meados do ano 2000 pela Gradiente e somente em 2007 foi concedida à IGB, grupo que adquiriu a Gradiente. Como a lei brasileira impede que uma marca ou parte dela seja utilizada por outra pessoa ou empresa, a companhia brasileira poderá até barrar as vendas dos smartphone da Maçã em solos tupiniquins.
A história só veio à tona no final de 2012, quando a Gradiente anunciou sua nova linha de smartphones de nome Iphone com o sistema operacional Android, uma ironia do destino. Muitos pessoas alegaram má fé da Gradiente, mas a empresa deu entrada no registro do nome antes mesmo que qualquer burburinho fosse ao ar sobre o smartphone da Apple, que estreou no ano de 2007.
A decisão vai ser publicada na terça-feira, dia 5 de fevereiro, às vésperas do carnaval, podendo ou não render uma dor de cabeça antecipada à Apple antes mesmo de cair na folia! No entanto, acordos com a Gradiente, o que é mais sensato, poderá não afetar as vendas do que acostumamos a ver como o “verdadeiro iPhone”, mas como ficará a convivência pacífica daquele aparelho da empresa brasileira com o Android? Provavelmente, esta será cenas para o próximo capítulo.


Fonte: http://mobilexpert.com.br/smartphones/materias/2272/apple-perde-o-direito-de-usar-o-nome-iphone-no-brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário