quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Consumidor brasileiro deve comprar cada vez mais online

Compra on line aumentam Smartphones e tablets no País – que devem saltar de 10 milhões de unidades para 70 milhões...




Uma tendência que começa a dar sinais no varejo nacional e deve se tornar realidade nos próximos cinco anos é a do consumidor show rooming– ou seja, aquele que visita lojas físicas para consultar preços, pesquisar produtos ou tirar dúvidas – mas efetivamente compra pela internet. Esse foi o mote da palestra O futuro shopper brasileiro será tão online como o consumidor americano?, ministrada ontem pela diretora de pesquisa de bens de consumo no Brasil da Euromonitor International, Meika Nakamura, no congresso Brazilian Retail Week 2012.

Segundo ela, o aumento do uso de smartphones e tablets no País – que devem saltar de 10 milhões de unidades para 70 milhões, e de 205 mil para 4 milhões, respectivamente, até 2016 – fará com que o consumidor se aproxime cada vez mais do perfil do consumidor norte-americano – principalmente os da Geração Z (que nasceram entre 1991 e 2002).

A especialista reforçou essa tendência com os resultados de um levantamento do Google realizado no Brasil, que mostra que 80% dos usuários de smartphones pesquisam preços de produtos pelo aparelho, sendo que 31% deles já efetuaram compras pela internet dessa forma. O aumento do e-commerce foi outro argumento usado por Meika: enquanto nos EUA este mercado movimentou US$ 130 bilhões entre 2006 e 2011 (ou 70% de crescimento), no Brasil, onde girou US$ 10 bilhões, a alta, em cinco anos, foi de 250%.

Tudo isso terá impacto nessa nova geração, que "já veio ao mundo conectada", têm familiaridade desde cedo com smartphones e tablets, é formada por consumidores multicanal, que compram pela melhor oferta e influenciam cada vez mais a escolha dos pais, disse Meika. Até 2016, explica, existirão 26 milhões de consumidores online, com idade entre 18 e 25 anos que o varejo tem que conquistar.

Para isso, afirmou a especialista, o varejista terá que investir na interface da loja virtual, desenvolvendo aplicativos que facilitem a navegação. Assim como investir na seleção de produtos e marcas que atraiam a Geração Z e em propaganda mobile, com ações específicas para redes sociais, e serviços adicionais, como consultoria de moda.


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