segunda-feira, 11 de junho de 2012

Saiba tudo sobre o leilão do 4G, que acontece nesta terça (12)

Será realizado nesta terça-feira (12/06), o leilão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para venda das faixas de 2,5 GHz para exploração dos serviços de 4G no Brasil pelas operadoras móveis. A abertura dos envelopes com os preços será às 10 horas, no auditório do Espaço Cultural Renato Guerreiro, em Brasília. A licitação contempla também as frequências de 450 MHz para serviços 3G nas áreas rurais.
As redes 4G podem chegar a ser de 4 a 100 vezes mais rápidas que o sistema atualmente em uso (3G). Em tese, são capazes de oferecer  velocidade de download de até 100 Mbps (megabits por segundo), mas isso somente em condições ideais. O 3G chega a 14 Mbps, também no melhor cenário.
Outro ponto é que ainda não existem aparelhos com suporte a essa tecnologia. Na Alemanha, onde já existe 4G em operação comercial nessa faixa, há apenas um modelo disponível. Os smartphones 4G também consomem mais energia.
Além disso, por usar uma frequência mais alta que a atual 3G, o padrão 4G irá exigir que as operadoras instalem muito mais antenas. Isso pode ser um problema em centros urbanos altamente populosos, como São Paulo e Rio de Janeiro, onde há regras rígidas para a instalação.
O critério de seleção da proposta vencedora da faixa de 450 MHz será o de menor preço ao consumidor. Caso não haja ofertas, ou sejam apresentadas propostas insatisfatórias, essa frequência será vendida junto com lotes da faixa de 2,5 GHz.
Nesse caso, (lances para lotes com faixas de 2,5 GHz e de 450 MHz), os vencedores serão aqueles que apresentarem os maiores valores pelo direito de exploração. O valor mínimo dos lotes em licitação totaliza 3,8 bilhões de reais.

De acordo com a Anatel, o objetivo do leilão é atender à crescente à crescente demanda por dados, principalmente em vista dos grandes eventos que acontecerão no país nos próximos anos.
CronogramaSegundo cronograma do edital, todos os municípios com mais de 100 mil habitantes terão cobertura 4G até o final de 2016. As cidades-sedes da Copa das Confederações devem estar cobertas por 4G até o final de abril de 2013, enquanto as sedes e subsedes da Copa do Mundo terão o serviço até o final deste mesmo ano.
Até o último dia de 2015, as áreas rurais até 30 quilômetros da sede de todos os municípios brasileiros devem ter cobertura na faixa de 450 MHz, com serviços de voz e dados, diz a Anatel.
A licitação prevê o preço de 0,31 centavos para minuto pré-pago e de 30,60 reais para franquia mensal de 100 minutos no pós-pago. A franquia mensal de dados será de 32,59 reais por velocidade de 256 kbps.
InvestidoresNa última terça-feira (5/06), a Anatel recebeu os documentos de identificação e de regularidade fiscal, as propostas de preço e a documentação de habilitação dos interessados em participar da licitação.
Os investidores que querem explorar os serviços 4G no Brasil são: Claro, Intelig, TIM, Sunrise (empresa de TV paga gerida pelo bilionário George Soros), Oi, Vivo e Sky.
O leilão terá transmissão ao vivo pela NBR, a TV do governo federal, pela internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário