
Projeto Unica, da Telefónica, terá plataformas HP OpenNFV
O projeto Unica concentra-se na extração do máximo de benefícios da virtualização de funções de rede (NFV), de redes definidas por software (SDN) e tecnologias de nuvem. A iniciativa envolve a mudança de silos proprietários “verticais” para uma arquitetura aberta unificada “horizontal”, trazendo os futuros recursos aprimorados de gerenciamento e orquestração (MANO) centralizados e recursos de hardware compartilhados entre serviços, reduzindo os custos operacionais.
Segundo a HP, a adoção de NFV vai trazer maior agilidade à Telefónica para introduzir e fazer a replicação de novos serviços, além de acelerar o processo de atualizar a rede – as atualizações serão possíveis em horas, ou até minutos, já que os serviços não estão vinculados a dispositivos físicos. Antes, essas atualizações poderiam durar meses.
A Telefónica planeja seguir uma abordagem de três fases para implementação da Unica: virtualizar sistemas não críticos, como AAA e Subsistema Multimídia IP (IMS), implantando-os como funções de redes virtuais (VNFs); em seguida transformar em NFV redes core como o virtual Evolved Packet Core (vEPC) para LTE e, por fim, virtualizar sistemas críticos como Home Subscriber Server (HSS) e Home Location Register (HLR).
Ao mesmo tempo, a Telefónica irá usar a Unica para implantar novos serviços com base em nuvem e para migrar serviços virtualizados atuais, em uma transformação inédita de gerenciamento interno. Segundo a HP, seus especialistas em solução de mídia e comunicação de tecnologia da HP, ao lado do time de consultoria da HP Technology Services, vão ajudar a Telefónica a preparar a infraestrutura de rede atual para sua adaptação às necessidades de serviços de próxima geração com base em tecnologias NFV e SDN. O trabalho passa pela definição dos projetos de infraestrutura necessários para atender aos requisitos de desempenho e disponibilidade de VNF, orquestração e HP Helion OpenStack para operadoras. Além disso, a HP vai estabelecer presença em Madri para oferecer suporte à transformação de rede da Telefónica e definir uma estratégia comum.
“Para a Telefónica, a Unica é apenas o primeiro passo para uma visão ampla e ambiciosa, que resulta na melhor experiência para nossos clientes. Começamos com a HP não apenas uma nova forma de implantar redes, mas, além disso, uma nova forma de implantar serviços totalmente baseados em nuvem”, disse Enrique Blanco, CTO global da Telefónica.
Fonte: http://www.momentoeditorial.com.br/inovacao/2015/03/projeto-unica-da-telefonica-tera-plataformas-hp-opennfv/
Nenhum comentário:
Postar um comentário