MERCADO MUNDIAL DE TABLETS DEVE CRESCER 8%, DIZ GARTNER
Entre smartphones, consultoria prevê crescimento mais rápido do Windows e mais baixo do iOS. Android manterá predomínio.
O mercado mundial de tablets deve manter o ritmo mais lento de crescimento que o registrado dois anos atrás, quando as vendas aumentavam em dois dígitos. Para 2015, as expectativa da consultoria Gartner é que as vendas, no mundo, cresçam não mais que 8%. A empresa prevê 233 milhões de unidades vendidas.
“A redução drástica pode ser explicada por diversos fatores. O primeiro é a larga vida útil dos tablets, que são repassados a familiares e recebem atualizações constantes, especialmente os modelos iOS. Outro fator é a falta de inovação no hardware, o que inibe o consumidor de comprar novos aparelhos”, explica Ranjit Atwal, diretor de pesquisa da Gartner. A expectativa global da consultoria pode conter exceções. No Brasil, as vendas de tablets aumentaram em dois dígitos ao longo de 2014.
Caso a venda de tablets, smartphones, notebooks, ultrabooks e desktops seja contabilizada em conjunto, a Gartner espera crescimento mundial de 3,9%.
Vendas no mundo, por categoria de computador pessoal (em milhares de unidades):
Tipo de dispositivo
|
2014
|
2015
|
2016
|
PCs tradicionais (Desktop e Notebook) |
279
|
259
|
248
|
Ultramobile Premium |
39
|
62
|
85
|
Mercado total de PCs |
318
|
321
|
333
|
Tablets |
216
|
233
|
259
|
Celulares |
1.838
|
1.906
|
1.969
|
Híbridos |
6
|
9
|
11
|
Total |
2.378
|
2.470
|
2.572
|
Fonte Gartner (January 2015)
SmartphonesA empresa calcula que o mercado de telefones móveis crescerá 3,7% em 2015, e pouco menos em 2016, quando alcançará quase 2 bilhões de unidades vendidas.”Este mercado está se polarizando entre produtos com preços de high end low-end”, ressalta Annette Zimmermann, também diretora de pesquisa da Gartner.
Por um lado, os aparelhos high-end tiveram preço médio de US$ 447 em 2014, categoria dominada pelo iPhone, da Apple. De outro lado, os dispositivos mais baratos eram na maioria Android, e tinham preço médio de US$ 100. “As oportunidades no segmento intermediários são cada vez menores”, completa Annette.
As vendas em massa mantêm o Android como sistema operacional mais utilizado no ano que passou, entre os smartphones. O SO da Google deve manter a escalada, crescendo 26% em 2015. “Esperamos que neste ano o Windows cresça mais rapidamente que o iOS”, diz Atwal.
Vendas de fabricantes por sistema operacional entre 2014-2016 (milhares de unidades)
Sistema Operacional |
2014
|
2015
|
2016
|
Android |
1.156.111
|
1.454.760
|
1.619.030
|
iOS/Mac OS |
262.615
|
279.415
|
298.896
|
Windows |
333.017
|
355.035
|
393.256
|
Outros |
626.358
|
380.545
|
261.155
|
Total |
2.378.101
|
2.469.755
|
2.572.338
|
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