Escola usa aplicativo para aprimorar o ensino de idiomas para seus
alunos
A tradicional
metodologia de passar o conteúdo na lousa e copiar para o caderno já não é mais
o suficiente, principalmente, para a nova geração conectada. O uso da
tecnologia na Educação ainda não abrange todas as escolas, mas trata-se de uma
tendência a ser seguida. O Colégio Universo, localizado na Praia Grande (SP),
foi um dos primeiros a adotar uma plataforma de ensino Questions to Learn
(Q2L), em maio deste ano, como forma de estimular os alunos a aprenderem
jogando o inglês e o espanhol continuamente.
Para as pessoas que
não conhecem, O Questions to Learn é um novo método de aprendizagem através da
tecnologia. Utilizando técnicas de gamification, o Q2L insere o conteúdo no dia
a dia do aluno/jogador, sempre respeitando o tempo de aprendizagem e as diferentes
formas de assimilação de conteúdo de cada usuário. O aplicativo está disponível
para download na Apple Store eGoogle
Play. Também é possível utilizar a versão desktop através do
endereçooficial.
A ideia do projeto
é utilizar a plataforma para ajudar os professores no planejamento das aulas
com a análise da TDA. Trata-se de ferramenta que fornece relatórios completos
do aprendizado do aluno com a plataforma Q2L, como erros, acertos e pontos
fortes e fracos de cada turma. Dessa forma, a escola tem acesso a dados
individuais e em grupo referentes ao desenvolvimento dos alunos. Com isso, é
possível saber quais são os conteúdos que dever ser abordados novamente.
A aplicação no colégio
No Colégio
Universo, cerca de 200 alunos, que estão no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e
do 2º do Ensino do Médio, estão utilizando a ferramenta para complementar as
aulas de inglês e espanhol. “No início, fiquei meio receosa com o uso da
ferramenta, pois achei que os alunos fossem levar um pouco na brincadeira. Mas
eles responderam muito bem, foram além do que eu imaginei. Com o uso da Q2L
passaram a perguntar bastante e exploraram mais a gramática e o vocabulário.
Tem sido muito bacana”, afirma a professora de inglês, Márcia de O. Fogli.
Por usar
gamification, a Q2L também estimula a competitividade saudável entre as turmas,
que vão acumulando pontos de acordo com seus resultados. Em agosto está
prevista a premiação que nomeará os alunos do Colégio Universo que obtiveram
melhores resultados na plataforma. Estes levarão tablets para casa. A Q2L pode
ser acessada no desktop ou em smartphones e tablets a partir do download gratuito
do aplicativo. São quatro níveis de aprendizado em inglês: Básico, Vocabulário
I, Vocabulário Business e Copa. Em espanhol tem: Básico, Intermediário,
Vocabulário I e Copa. Este último é dedicado a palavras e expressões que são
úteis no período dos grandes eventos esportivos no Brasil.
Segundo a
professora de espanhol, Sylvia Ferrer, a plataforma Q2L pode ser um bom recurso
para complementar o ensino “sou professora há mais de 30 anos e é a primeira
vez que vejo esse tipo de aplicativo. Acredito que o seu uso tende a enriquecer
o aprendizado do aluno, já que permite que ele se lembre dos conteúdos visto em
sala de aula e até mesmo tenha contato com coisas que ainda não viu”.
Aplicativo não substitui o professor
Embora a ferramenta
colabore para o estímulo dos alunos em buscar conhecimento, ela é uma aliada
que requer trabalho conjunto com o corpo docente da Instituição de ensino. Por
isso, os professores são essenciais para que o seu uso obtenha bons resultado.
A professora Márcia acredita que ferramentas como essa são aliadas ao ensino.
“A tecnologia veio para ajudar, para complementar a Educação. Se a gente juntar
ferramentas como essa nas nossas aulas, tudo fica muito mais rápido, muito mais
dinâmico”.
A adoção da Q2L não
se restringe a escolas. Ela também pode ser usada por pessoas físicas e até
mesmo em treinamentos corporativos. Algumas organizações têm adotado o Q2L no
formato quizz, para ser utilizado em ações de marketing.
Fonte: http://www.tecmundo.com.br/educacao/60173-escola-usa-aplicativo-aprimorar-ensino-idiomas-para-alunos.htm
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