Novartis quer produzir lentes inteligentes da Google
Lançada em janeiro, as lentes de contato inteligentes da Google pareciam mais uma grande ideia que seria engavetada por tempo indeterminado. As coisas, porém deram uma guinada. A empresa farmacêutica Novartis se interessou pelo projeto e espera lançar o produto oficialmente até 2019.
Com um minúsculo sensor de glicose e um igualmente diminuto chip wireless (entre duas camadas para não machucar os olhos) as lentes da Google prometem monitorar o nível de glicose no sangue em pessoas com diabetes. Sem dúvida, uma forma de medição muito mais tranquila e sem dor do que com o método utilizado até hoje em que o usuário precisa espetar o dedo em uma agulha para retirar uma amostra de sangue – diariamente.
As lentes inteligentes fazem a medição pelas lágrimas e o nível é controlado a cada segundo, em tempo real. Se o nível estiver muito alto ou baixo, o usuário será informado imediatamente. A empresa suíça Novartis licenciou essa tecnologia da Google e pretende até expandi-la, criando lentes para pessoas que sofrem de presbiopia (vista cansada) que ajustariam o foco continuamente como uma câmera fotográfica.
O protótipo ainda precisa ser aprovado em variados testes clínicos, mas o CEO da Novartis Joseph Jimenez se mostra bastante confiante de que as lentes estarão no mercado em no máximo cinco anos. A Google também receberá parte dos lucros, que nesse ramo da oftalmologia podem chegar a 10 a 50 bilhões de dólares na próxima década.
Fonte: http://www.xataka.com.br/outros/novartis-quer-produzir-lentes-inteligentes-da-google
Nenhum comentário:
Postar um comentário