quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Windows Phone pode ganhar assistente virtual 'a la Siri' e notificações



Windows Phone 8.1 está programado para ser lançado em abril e poderá ganhar funções que o coloca no mesmo nível que sistemas operacionais móveis rivais.

A próxima revisão do Windows Phone irá adicionar a sua versão própria da Siri, a assistente pessoal da Apple, de acordo com uma reportagem divulgada na segunda-feira (16). A versão da Microsoft foi apelidado de "Cortana" e o Windows Phone 8.1 também incluirá notificações, colocando-o mais próximo ao nível de sistemas operacionais móveis rivais.
O site americano The Verge informou que ambas as melhorias seriam exibidas durante a conferência para desenvolvedores Microsoft Build, que acontecerá em abril do ano que vem - onde é possível que a atualização seja liberada de alguma forma.
Até o momento, a maioria dos consumidores que possuem um smartphone estão familiarizados com a Siri e com o assistente do Google, o Now: ambos respondem a comandos do usuário para enviar textos, procurar informações e emitir lembretes que podem ser introduzidos a um tempo ou um local pessoal.
Ambos os sistemas também estão trabalhando rapidamente para organizar a base de dados do usuário com contatos, calendário, localização, e endereços de e-mail para "saber" e fornecer informações úteis para um usuário antes que ele precise delas - como por exemplo avisar se um vôo que o usuário reservou online estará no horário programado.
Assistente pessoal
A Microsoft tem estado bastante afastada de tais conversas, já que a empresa nunca desenvolveu o seu próprio assistente pessoal. Em vez disso, aplicativos terceiros para Windows Phone têm entrado em cena para preencher esse vazio - Indigo, AskZiggy e Maluuba, por exemplo, fornecem algumas das características de assistentes pessoais que esperamos ver em nossos smartphones. O Indigo até tenta estabelecer conversas, incluindo piadas.
Em julho, no entanto, o CEO da Microsoft Steve Ballmer expressou claramente a sua visão com relação às buscas, em um memorando estratégico de sua autoria , como parte da reorganização "One Microsoft":
"Nossa infraestrutura de aprendizado de máquina irá entender as necessidades das pessoas e o que está disponível no mundo, e fornecerá informações e assistência. Seremos ótimos em antecipar as necessidades nas rotinas diárias das pessoas e fornecer informações e assistência quando precisarem. Quando se trata de tarefas e eventos mais importantes da vida, vamos prestar atenção extra. Com a pesquisa feita, os dados coletados e analisados, as reuniões e discussões realizadas, e o dinheiro gasto são todos amplificado para as pessoas durante grandes momentos da vida. Vamos fornecer as ferramentas que as pessoas precisam para capturar os seus próprios dados, organizar e analisá-los em conjunto com a enorme quantidade de dados disponíveis na Web".
Qualquer assistente pessoal tecnológico, sem dúvida, será baseado no Bing - a ferramenta de busca que a Microsoft tem expandido e reaproveitado para ser a fonte de todo o conhecimento dentro do ecossistema Windows. Esse recurso agora é alimentado por uma tecnologia conhecida como "Satori".
O diretor do Bing, Stefan Weitz, descreveu um protótipo primário de como um assistente pessoal Bing poderia monitorar um bate-papo online, interpondo-se onde o usuário poderia achá-lo útil. "Como você está falando em mensagens instantâneas, ele analisa as declarações", disse Weitz, em julho. "Para algo como: 'Ei, você quer ver um filme?' Ele pega essa palavra e automaticamente faz a consulta para você."
O The Verge também informou que o Windows 8.1 incluirá notificações, permitindo que os usuários deslizem a tela para baixo e vejam várias atualizações. Os "azulejos" do Windows Phone já apresentam algumas dessas informações, mas há recursos como este que faria o Windows Phone ainda mais acessível.
Até o fechamento da matéria, a Microsoft não respondeu a um pedido de comentário.


Fonte: http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/2013/12/18/windows-phone-pode-ganhar-assistente-virtual-a-la-siri-e-notificacoes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário