
OrCam consiste em uma pequena câmera usada de forma semelhante ao Google Glass, conectada por um fino cabo a um computador portátil projetado para caber no bolso do usuário, esse sistema fica preso com a ajuda de um pequeno ímã aos óculos do usuário e emprega um alto-falante de condução óssea para descrever em alto e bom som as palavras ou objetos apontados.
Para reconhecer um objeto ou texto, o usuário simplesmente aponta para ele com o dedo, e o aparelho interpreta a cena.
Ou seja, o sistema reconhece um conjunto pré-definido de objetos, permitindo, dessa forma, que o usuário amplie seu acervo simplesmente fazendo sinais com a mão, ou com o próprio objeto, no campo de visão da câmera.
O aparelho leva o nome da OrCam, start-up israelense que desenvolveu esse sistema com câmera, que permitir que deficientes visuais se desloquem livremente e “leiam” facilmente.
Vale lembrar que até agora todos esses assistentes de leitura para cegos e outros deficientes visuais eram aparelhos desajeitados, capazes de reconhecer textos só em ambientes restritos, ou, mais recentemente, aplicativos para smartphones, com capacidade limitada, mas OrCam foi criado para reconhecer e descrever textos em geral –de jornais a números de ônibus–, além de objetos tão diversos quanto marcos da paisagem, semáforos e rostos de amigos.
Embora não pareça, esse dispositivo da OrCam é muito diferente do Google Glass, que também oferece uma câmera ao usuário, mas foi concebido para pessoas com visão normal e tem limitações em termos de reconhecimento visual e poder local de computação.
A tecnologia da OrCam se baseia nos algoritmos de visão computadorizada e seu avanço é resultado da rápida melhora dos computadores, que agora podem ser carregados no bolso, e do algoritmo de visão computadorizada desenvolvido pelos cientistas responsáveis. O sistema OrCam é representativo também das melhorias em sistemas de visão que empregam a inteligência artificial.
Embora o sistema possa ser utilizado por cegos, a OrCam planeja inicialmente vender o aparelho nos Estados Unidos a pessoas com deficiências visuais impossíveis de serem adequadamente corrigidas com o uso de óculos.
A OrCam disse que mundialmente há 342 milhões de adultos com deficiência visual significativa, sendo 52 milhões deles com renda de classe média.
Para quem se interessar, o aparelho é vendido no site da empresa por US$ 2.500, o preço de um aparelho auditivo mediano.
Fonte: http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4983076863846423001#editor/src=sidebar
Nenhum comentário:
Postar um comentário